De 27 de março a 12 de abril, a Câmara dos Deputados sediará a exposição Os 25 anos da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios – Memórias, Conquistas e Avanços. Quem passar nesse período pelo famoso corredor que dá acesso ao Plenário da Casa, batizado corredor Tereza de Benghela, conhecerá a trajetória do maior evento municipalista da América Latina, criado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em 1998.
Idealizador da Marcha, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, participará da cerimônia de lançamento em 27 de março, às 18 horas, acompanhado da diretoria da entidade e de presidentes das entidades municipalistas estaduais filiadas à Confederação. Os prefeitos e participantes da 24ª da Marcha também terão a oportunidade de visitar a exposição, uma vez que a edição deste ano ocorrerá de 27 a 30 de março no Centro Internacional de Convenções do Brasil, a apenas 4 quilômetros do Congresso Nacional.
Além de um breve panorama sobre a história da CNM, que soma 43 anos de atuação e possui mais de 5,2 mil Municípios filiados, a exposição aborda cada uma das edições em 25 anos de Marcha, tratando desde o surgimento inusitado da ideia em uma kombi aos dias atuais. Um dos destaques da mostra são peças que relembram manifestações marcantes promovidas pela entidade.
Já dialogando com o tema da Marcha de 2023 – Pacto Federativo: um olhar para o futuro –, a exposição de 25 anos também lançará questionamentos sobre o futuro do movimento municipalista.
XXIV Marcha
A Marcha deste ano tem a expectativa de dialogar com o novo chefe do Executivo e com centenas de parlamentares que assumiram mandatos no início de 2023. A pauta municipalista que será apresentada aos três Poderes é extensa, mas há temas urgentes como a Reforma Tributária. Outra prioridade é aprovar PEC em tramitação que dá legitimidade à CNM para defender os Municípios no Supremo Tribunal Federal (STF). Também será destaque nos debates a criação de pisos salariais, sem o repasse de recursos suficientes para o custeio.
As inscrições para a XXIV Marcha estão abertas no site oficial. Há desconto para Municípios filiados e gratuidade para prefeitas e prefeitos.
* Agência CNM de Notícias